MOSCAS VOLANTES
A percepção de manchas ou nuvens movimentando-se no campo de visão constituem as chamadas “moscas volantes” e são vistas ao olhar para um fundo claro. As moscas volantes são minúsculos fragmentos de gel ou células do corpo vítreo, o líquido que preenche o interior do olho. Esses fragmentos parecem estar diante do olho, no entanto flutuam dentro dele. O que vemos são sombras na retina, responsável por enviar os estímulos luminosos ao cérebro. Elas assumem formas como pontos, linhas, círculos, nuvens e se parecem até mesmo com teias de aranha.
A principal causa é o descolamento do vítreo posterior, devido a processo degenerativo relacionado ao envelhecimento principalmente os submetidos à cirurgia de catarata, submetidos à aplicação de laser ou que tiveram inflamação ocular.
As moscas volantes não possuem tratamento e não se constituem em um problema grave a menos que causem rasgo na retina, que pode vir junto com uma hemorragia da cavidade vítrea, por isso qualquer sinal de moscas volantes requer uma visita ao médico oftalmologista afim de uma verificação mais minuciosa.
Fonte: Instituto Panamericano da Visão
Comentários
Postar um comentário
Comente esta matéria.