O MÉTODO PILATES

O alemão Joseph Hubertus Pilates foi o inventor do método Pilates de condicionamento físico, que teve influências da yoga, das artes marciais, dos movimentos dos animais, todos muito embasados em conhecimentos de anatomia, física, biologia, fisiologia e medicina tradicional chinesa, conhecimentos que Joseph Pilates aprofundou ao longo do tempo como autodidata que tornou-se devido à frágil saúde que tinha quando criança.



Tornou-se instrutor de defesa pessoal da Scotland Yard(polícia inglesa) e também artista circense. Quando em turnê na Inglaterra teve início a 1ª Guerra Mundial e permaneceu em um campo de concentração em Lancaster com sua trupe, onde trabalhou exercícios de fortalecimento para manter-se e manter seus companheiros saudáveis. Também utilizou os leitos da enfermaria do campo de concentração para desenvolver os protótipos dos aparelhos que hoje compõem o método de treinamento, que possuíam cintos, lastros e molas e eram usados para fortalecer os enfermos acamados. Uma epidemia da gripe influenza assolou a Inglaterra, no entanto nenhuma das pessoas sob treinamento de Joseph Pilates foi acometida, o que ele atribuiu ao fortalecimento imunológico dado pelos exercícios, mesmo que isso não tenha sido cientificamente comprovado.



Após o término da 1ª Guerra Mundial retornou à Alemanha e continuou o desenvolvimento de seu método com dançarinos e atletas, sendo também convidado para treinar a polícia de Hamburgo. Decidiu sair do país e morar nos Estados Unidos. Pilates casou-se com uma enfermeira chamada Clara e abriu um estúdio em New York onde continuou desenvolvendo seus treinamentos até 1967, quando faleceu por inalação de gases tóxicos na tentativa de salvar seus equipamentos de um incêndio, mas Clara continuou por mais 10 anos desenvolvendo seu trabalho até também falecer. Ainda na década de 60 várias pessoas que seguiam a filosofia de Pilates abriram estúdios para desenvolver o método, sendo que alguns mantiveram a forma original dos ensinamentos de Joseph Pilates e outros acrescentaram mais alguns conhecimentos.




Fonte: Associação Brasileira de Pilates

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BANDAGEM NEUROMUSCULAR

FASCITE PLANTAR

AURICULOTERAPIA