TREINAMENTO FUNCIONAL



O treinamento funcional pode ser conceituado como "Um contínuo de exercícios envolvendo equilíbrio e propriocepção, executado com os pés no chão e sem a utilização de máquinas, para que a força seja realizada em condições instáveis e o peso corporal é gerido em todos os planos do movimento" (Boyle, M., 2003).
Atualmente temos presenciado um aumento na prática do treinamento muscular, principalmente ao ar livre, em praias e parques. 



O treinamento funcional restabelece o equilíbrio muscular, previne lesões e melhora o rendimento. Acostumadas a trabalhar a musculatura de forma isolada, muitos indivíduos tem se surpreendido com os resultados obtidos com este método de treinamento, que confere maior eficiência a um maior grupamento de músculos, recrutando também aqueles que em um treinamento convencional não seriam trabalhados.
Neste método os exercícios são realizados de forma livre, dinâmica e exigem mais coordenação e estabilidade do corpo. Os exercícios são realizados de forma global, impedindo assim ações musculares isoladas, ou seja, o indivíduo fortalece cadeias musculares e não apenas músculos isoladamente, o que propicia maior qualidade no movimento, menor dispêndio de energia e maior geração de força muscular.


No treinamento funcional o trabalho muscular não é realizado isoladamente, isto é, os exercícios são executados de forma global, baseados em alguma atividade esportiva ou em atividades realizadas no cotidiano. Assim, toda a cadeia muscular é fortalecida, gerando mais força, equilíbrio e coordenação motora, sendo o objetivo principal do treinamento funcional o estímulo progressivo e integrado destas e das outras qualidades físicas: flexibilidade, resistência, coordenação, agilidade, velocidade e mobilidade.


O treino funcional ajuda a manter as fibras de contração rápida, a massa magra e preserva a capacidade funcional do praticante, devendo incluir no programa diversos exercícios de forma que promova o desenvolvimento de força e capacidade de reação, o que traz ótimos benefícios para os idosos, pois reflete em uma melhor qualidade de vida, traduzida pelo menor índice de quedas, maior facilidade em praticar as atividades diárias e maior disposição.

Os exercícios podem ser praticados por todos, sejam atletas ou não, sendo muito eficientes também na reabilitação, assim, o treinamento funcional tem sido bem utilizado por fisioterapeutas e educadores físicos. Procure um profissional habilitado e mãos à obra, comece seu programa de exercícios e desfrute de mais saúde.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BANDAGEM NEUROMUSCULAR

FASCITE PLANTAR

AURICULOTERAPIA