QUALIDADE DE VIDA


A Qualidade de Vida é medida pela Organização Mundial da Saúde, que desenvolveu um questionário para sua aferição. Esse questionário é composto por cinco domínios: o geral, o físico, o psicológico, o das relações sociais e o do meio ambiente. O trabalho tem papel fundamental na qualidade de vida do indivíduo.
O IDH - Índice de Desenvolvimento Humano é um modo de medir a qualidade de vida nos países, comparando riqueza, alfabetização, educação, esperança média de vida, natalidade e outros fatores, é uma maneira de avaliação e medida do bem-estar de uma população.
Qualidade de vida não necessariamente está ligada às prioridades e efeitos dos objetivos econômicos de tipo quantitativo. A qualidade de vida está relacionada à autoestima e ao bem estar pessoal, sendo influenciada por fatores extrínsecos e intrínsecos do trabalho, desta forma a satisfação profissional não pode estar separada da vida individual. Abrange capacidade funcional, auto cuidado, suporte familiar, oportunidades de lazer e estado de saúde. Para se obter a Qualidade de vida é necessário que o indivíduo unifique aspectos físicos, emocionais, espirituais, sociais, profissionais e intelectuais ( RODRIGUES, 2008).
Para Rosa Júnior (2011), a Qualidade de vida é uma noção própria do ser humano, varia de um indivíduo para outro, podendo mudar com o passar dos anos e sofre influência de fatores como: estado de saúde, satisfação no trabalho, salário, lazer, relações familiares e disposição, sendo os valores imateriais os que mais exercem destaque na concepção da mesma, estando diretamente ligada ao estilo de vida.
Geralmente, saúde e qualidade de vida são dois temas muito relacionados, uma vez que a saúde contribui para melhorar a qualidade de vida dos indivíduos e esta é fundamental para que um indivíduo ou comunidade tenha saúde. Mas, não significa apenas saúde física e mental, mas sim que essas pessoas estejam bem consigo mesmo, com a vida, com as pessoas que os cercam, enfim, ter qualidade de vida é estar em equilíbrio.
Para garantir uma boa qualidade de vida, deve-se ter hábitos saudáveis, cuidar bem do corpo, ter uma alimentação equilibrada, relacionamentos saudáveis, ter tempo para lazer e vários outros hábitos que façam o indivíduo se sentir bem, que tragam boas consequências, como usar o humor para lidar com situações de stress, definir objetivos de vida e fazem com que a pessoa sinta que tem controle sobre sua própria vida. Qualidade de vida é diferente de padrão de vida, e muitas pessoas confundem os termos. Padrão de vida é uma medida que quantifica a qualidade e quantidade de bens e serviços disponíveis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BANDAGEM NEUROMUSCULAR

FASCITE PLANTAR

AURICULOTERAPIA