A ARTE PRESERVANDO O COGNITIVO

Nosso corpo necessita diariamente de movimento, exercícios para manter-se ativo, lubrificar as articulações, prevenir edemas, manter a musculatura ativa. Mas, de que adianta termos um corpo saudável, pleno de suas funções, se a mente não acompanha o mesmo ritmo?

A condução dos estímulos nervosos vindos do cérebro ativa os comandos para todas as atividades de nosso organismo. Então, para que haja um bom funcionamento de todo o conjunto é fundamental o bom funcionamento das atividades cerebrais. Um coadjuvante para este bom funcionamento pode ser o exercício da criatividade.


Uma das formas de exercitar essa criatividade é a expressão artística, onde o indivíduo deixa fluir livremente seus desejos e materializa o que constrói em sua mente, num exercício diário e contínuo que ativa ao mesmo tempo diversas áreas cognitivas e as mantém sempre em constante alerta.


Há relatos de pessoas que após a aposentadoria, passaram a dedicar-se ao desenvolvimento de projetos artísticos e obtiveram ganhos em sua qualidade de vida ao ponto de programarem horários específicos para estas atividades em sua rotina diária, pois perceberam que esse trabalho diário traz benefícios evidentes em sua memória, qualidade de sono, autorealização, além de as manterem sempre integradas e produtivas numa sociedade tão competitiva como a nossa, claro, sem esquecer das atividades físicas e da boa prática alimentar, afinal, nosso corpo deve estar em sintonia, atividade mental e muscular no intuito de preservar suas funções pelo maior espaço de tempo possível.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BANDAGEM NEUROMUSCULAR

FASCITE PLANTAR

AURICULOTERAPIA