ESTRESSE NO TRABALHO
O estresse é uma reação física e psicológica
a estímulos externos que atuam em grande escala no cotidiano de uma pessoa, é
uma reação à sobrecarga de determinada atividade, contato pessoal, padrão
psicológico ou a somatória desses fatores.
Ele pode ser causado pela ansiedade ou depressão, por exemplo. Pessoas que são predispostas a esses padrões psicológicos tem mais dificuldade de encarar mudanças no cotidiano e o excesso de cobrança das atividades diárias.
São fatores desencadeantes do estresse problemas amorosos, dores, mágoas, luz forte, som alto, dívidas e problemas financeiros, estilo de vida inadequado, calor, idade, insônia, conflitos pessoais, decepções.
São fatores desencadeantes do estresse problemas amorosos, dores, mágoas, luz forte, som alto, dívidas e problemas financeiros, estilo de vida inadequado, calor, idade, insônia, conflitos pessoais, decepções.
O nível de estresse dos trabalhadores tem aumentado muito nos
últimos anos graças à mudança de valores juntamente com o avanço tecnológico,
estimulando os trabalhadores a ficarem o tempo todo em alerta, vivendo numa
expectaviva constante, fazendo com que gastem energia e força desnecessárias em
todas atividades que desempenham, sem que isso torne suas vidas mais felizes e
nem lhes garanta bem estar, fazendo com que adoeçam.
Há um estresse positivo, causa alerta, estimula e eleva os níveis
de adrenalina, auxiliando a produtividade e criatividade. No entanto, se esse
estresse se perpetua por longos períodos, será maléfico, ultrapassando os
limites e esgotando as capacidades adaptativas, causando a redução da energia
mental, da produtividade e da capacidade de trabalho.
Além de força e energia, normalmente o estresse traz associados
alguns sintomas como taquicardia, tensão muscular, boca seca, dor no estômago,
mãos frias e suadas, sensação de cansaço generalizado, perda de memória,
refletindo em uma queda na qualidade de vida.
A redução dos efeitos do estresse é um grande desafio para os
trabalhadores e para as empresas.
Recentes pesquisas indicam que o índice de estresse entre os membros
de instituições de segurança pública subiu para aproximadamente 51% e um dos
fatores apontados para esse indicador é a falta de treinamento adequado para o
enfrentamento dos sintomas.
Poucas são as empresas que assumem a
responsabilidade sobre o nível de estresse de seus funcionários e implementam
programas efetivos de prevenção de estresse e aumento da qualidade de vida, ressaltando
que esse investimento é de grande valia,
já que a redução do estresse do quadro de funcionários melhora o desempenho da
empresa como um todo.
Abaixo estão listadas algumas medidas capazes de reduzir o estresse no trabalho:
- Melhora do relacionamento interpessoal no trabalho;
- Controle do estresse e da raiva;
- Gerenciamento do tempo na realização das tarefas;
- Participação em testes de estresse;
- Flexibilização de horários;
- Campanhas de esclarecimento e repúdio ao assédio moral;
- Salas de relaxamento;
- Atividade física(ginástica laboral, implantação no local de trabalho de salas de ginásticas, pratica de artes marciais);
·
Alimentação adequada(convênios
com nutricionistas).
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