CÂNCER DE PRÓSTATA
Entre os homens, o câncer de próstata figura no Brasil atualmente como o segundo mais incidente, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Este câncer tem maiores taxas de incidência em países desenvolvidos, devido à maior expectativa de vida, no entanto, tem sido bastante frequente por aqui devido ao envelhecimento da população. É tido como um câncer da terceira idade, pois em cerca de 75% dos acometidos a idade ultrapassa os 65 anos. Fatores que tem aumentado o número de casos também são a maior quantidade de indivíduos que tem se submetido a exames diagnósticos e o avanço tecnológico destes métodos investigativos.
Este tipo de câncer geralmente tem evolução muito lenta, não sendo diagnosticado antes do paciente vir a óbito por outros motivos, nem sabendo portanto que era portador de um tumor, pois em aproximadamente 15 anos o tumor nem chega a atingir 1cm cúbico. No entanto, os tumores também podem se desenvolver rapidamente e provocar metástase, ou seja, espalharem-se por outras partes do corpo e órgãos. Neste caso a patologia se apresenta de uma forma mais grave. A idade acima dos 50 anos e a ocorrência de casos na família antes dos 60 anos são fatores que aumentam em muito as chances do indivíduo vir a ser acometido pelo câncer de próstata.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, a detecção do câncer de próstata deve ser realizada de duas formas: através do diagnóstico precoce(para aqueles que apresentam sinais da doença) e rastreamento(para aqueles que não apresentam sintomas).
Uma das formas de prevenir qualquer tipo de câncer é uma alimentação saudável, rica em vegetais e cereais integrais, livre de gorduras de origem animal e de produtos industrializados. Além disso, a prática de exercícios físicos regulares, que trará como consequência a redução do peso corporal, reduzirá também os níveis de gordura, eliminará toxinas e reduzirá os níveis de estresse, trazendo uma maior qualidade de vida. A ingestão de álcool, assim como o hábito de fumar também devem ser evitados.
Este tipo de câncer tem uma evolução lenta e silenciosa, muitas vezes o paciente não apresentará sintomas ou estes se aproximarão dos sintomas da hiperplasia benigna da próstata, que são a dificuldade na micção e o aumento da frequência da mesma, durante o dia ou noite. Em estágios mais avançados, o paciente poderá sentir dores ósseas e urinárias e ser acometido por insuficiência renal ou infecção generalizada.
O tratamento do câncer de próstata irá depender do grau de avanço, podendo ser realizado com cirurgia ou radioterapia, sendo para isso necessário o acompanhamento e avaliação médica.
Comentários
Postar um comentário
Comente esta matéria.