ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE
Os problemas enfrentados com o processo de envelhecimento não podem impedir a continuidade de uma vida ativa, sendo o sedentarismo um sério fator de risco para a saúde do idoso, que poderá trazer uma série de distúrbios passíveis de gerar doenças crônicas.
Mesmo os portadores de patologias crônicas devem se manter praticando atividades físicas regularmente, sendo estas atividades prescritas respeitando-se a idade, o nível de condicionamento físico e as condições de saúde do indivíduo e inseridas no contexto de vida do idoso.
É necessário que haja um acompanhamento para garantir a segurança e o alcance dos objetivos, como o condicionamento cardiorrespiratório, a manutenção da flexibilidade, a conservação da massa muscular, a integração social e o bem estar psíquico, fazendo com que os praticantes sintam-se participantes de um grupo consciente das perdas decorrentes da idade mas confortáveis e motivados durante e após a realização dos exercícios.
É importante frisar que antes do início de qualquer programa de atividades físicas é imprescindível e obrigatório o exame médico.
Comentários
Postar um comentário
Comente esta matéria.