CERVICALGIA
A coluna vertebral é composta pela sobreposição de ossos chamados vértebras. Sua função, além de estabilizar o tronco é de proteger nervos e vasos em seu interior. As lesões na coluna podem ser originadas no disco intervertebral, uma estrutura incumbida de amortecer os impactos entre as vértebras como também ocorrem nas próprias vértebras, que são ossos. As vértebras e os discos intervertebrais em conjunto tornam a coluna articulada, conferindo-lhe função e movimento. Quando há o desgaste destas estruturas começa o processo de instabilidade, dor e diminuição dos movimentos.
A cervicalgia é o processo de dor na coluna na região da cervical, que vai dos ombros à base do crânio.
As principais causas dessas dores são desgastes nas estruturas articulares da coluna cervical que podem ter origens traumáticas(acidentes), degenerativas(reumatismo, artrite), mecânicas(vícios posturais e esforço em excesso), além de neoplasias(tumores).
As cervicalgias podem ser na parte superior, onde as dores irradiam para a cabeça ou na parte inferior da coluna cervical, quando a dor se alastra para os membros superiores. Em ambos os casos os sintomas vão desde cefaléias, limitação de movimentos, náuseas, perda de sensibilidade e força muscular até a perda total do controle dos músculos e dos movimentos.
Comentários
Postar um comentário
Comente esta matéria.