CHIKUNGUNYA E FISIOTERAPIA

O Brasil foi acometido nos últimos anos por um grande surto de arboviroses, dentre elas a Chikungunya, cujos sintomas tem grande semelhança com os do Zica vírus e da Dengue, todas sem tratamento e com grande potencial lesivo ao organismo.
A dengue possui maior risco à vida por ter uma chance de desenvolver hemorragia na sua versão mais grave, ela apresenta quatro tipos de vírus e é transmitida pelo mosquito aedes aegypti.
O Zica vírus também é transmitido pelo mesmo mosquito e uma das principais sequelas verificadas, sobretudo no nordeste brasileiro, foi o desenvolvimento de microcefalia em bebês cujas mães foram acometidas pela moléstia quando grávidas. Atualmente Pernambuco tem enfrentado dificuldades para lidar com tantos bebês com microcefalia nascidos em pouco tempo, o que fez o sistema de saúde pública repensar as políticas voltadas para o tratamento destes bebês ao longo do seu desenvolvimento.
A Chikungunya que também é transmitida pelo aedes vem atingindo todas faixas etárias, porém tem deixado sequelas mais permanentes nos idosos. Não que os adultos de meia idade não estejam sendo atingidos, mas estes conseguem mais facilmente debelar os problemas devido à maior capacidade do organismo de se autoimunizar e recuperar, porém nos idosos tem-se verificado a presença maior e mais duradoura dos efeitos dessa patologia, que são principalmente as dores articulares e musculares. Parece que a Chikungunya tem disparado uma espécie de gatilho para o início de processos inflamatórios reumatológicos.
A Fisioterapia tem sido indicada para o tratamento das dores decorrentes das sequelas de Chikungunia, que na verdade são dores reumáticas. Os alongamentos, o Pilates e a Massoterapia tem sido muito utilizados trazendo um bem estar maior e alívio das dores.
Importante dizer que a prevenção dessas doenças é o combate ao mosquito transmissor impedindo que ele se reproduza, o que se dá em água parada. Sendo assim, verificar todos os locais onde se possa acumular água se faz imprescindível.
Ao primeiro sintoma de qualquer dessas patologias deve-se encaminhar ao serviço de saúde mais próximo para os devidos cuidados e evitar automedicação. Mantenha uma boa alimentação e pratique exercícios físicos regularmente, fortalecendo assim seu sistema imunológico.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BANDAGEM NEUROMUSCULAR

FASCITE PLANTAR

AURICULOTERAPIA