VENTOSATERAPIA

A ventosaterapia é uma modalidade complementar de tratamento que faz parte do âmbito da Medicina Tradicional Chinesa, que age por congestão local através de vácuo parcialmente fabricado em áreas ou pontos de acupuntura.



O estímulo de pontos de acupuntura agirá  no sistema nervoso, fortalecendo-o, além de aumentar a circulação,  o metabolismo e a nutrição no local da aplicação. Esta congestão é fruto da variação da pressão osmótica ocasionada nos tecidos musculares quando da aplicação, que acelera a circulação linfática e fortalece a imunidade, além de reduzir processos inflamatórios nos músculos.



Ocorre também estímulo do sistema circulatório, o que promove a desintoxicação do sangue, melhorando sua qualidade, eliminando toxinas residuais, o que se reverte numa maior resistência às doenças. A ventosa causa um efeito de sucção, levantando a pele, fazendo com que os vasos sanguíneos dilatem e que seja melhor eliminado o dióxido de carbono. Quando o sangue está muito cheio de toxinas, a pele levantada tende a ser escura; quanto mais escura a cor, mais forte é o grau de estagnação e de impureza. A ventosa é deixada no local por cerca de 15 a 20 minutos e depois retirada.




A ventosa tanto pode ser aplicada diretamente no local de dor e/ou inflamação quanto no trajeto dos meridianos, que segundo a Medicina Chinesa, são canais de energia que possuímos ao longo do corpo. A pressão exercida pode ser variável de acordo com o que se pretende, se sedar ou tonificar o ponto ou local da aplicação.
A ventosa também pode ser aplicada de forma deslizante, massageando uma grande área com uma pressão considerável e certo vigor, objetivando a movimentação do sangue na área. Esse método de aplicação causará uma hiperemia no local. Essa "massagem" realizada com ventosa revelará áreas congestionadas onde localizam-se dores musculares profundas denominadas trigger points ou pontos gatilhos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BANDAGEM NEUROMUSCULAR

FASCITE PLANTAR

AURICULOTERAPIA