VOCÊ SABE O QUE É GOTA?
A gota é um distúrbio caracterizado por crises repentinas e recorrentes de uma artrite muito dolorosa causada por depósitos de cristais de urato monossódico, os quais acumulam-se nas articulações devido a um nível muito elevado de ácido úrico no sangue (hiperuricemia). Após crises repetidas, a inflamação articular pode tornar-se crônica e deformante, Aproximadamente 20% dos indivíduos com gota apresentam cálculos renais (pedras nos rins). Normalmente, existe uma determinada quantidade de ácido úrico, um subproduto da degradação celular, no sangue, pois o organismo continuamente destrói e forma novas células e os alimentos mais comuns contêm precursores do ácido úrico.
É comum ela afetar homens de meia-idade e mulheres na pós-menopausa. Geralmente, as primeiras crises afetam apenas uma articulação e duram alguns dias. Os sintomas desaparecem gradualmente, a articulação recupera sua função e o indivíduo permanece assintomático até a crise seguinte. No entanto, quando o distúrbio evolui, as crises não tratadas duram mais tempo, são mais freqüentes e afetam várias articulações. As articulações atingidas podem tornar-se permanentemente lesadas. O indivíduo pode apresentar uma gota crônica grave que provoca deformações.
A ingestão de uma grande quantidade de líquido, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e consumir menos alimentos ricos em proteínas são medidas que costumam produzir bons resultados na prevenção da gota, reduzindo os níveis de ácido úrico. Muitos indivíduos com gota apresentam excesso de peso e, quando eles emagrecem, o nível de ácido úrico no sangue geralmente retorna ao normal ou a um nível próximo da normalidade. Pratique uma atividade física regularmente, com certeza vai fazer toda a diferença em sua saúde.
Comentários
Postar um comentário
Comente esta matéria.